Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

Onde Estamos

O município de Maquiné-RS, situado dentro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, abrange áreas conservadas da Planície Costeira, Serra Geral e Planalto das Araucárias. Encontram-se em seu território a Terra Indígena Barra do Ouro M'byá Guarani, a comunidade quilombola Morro Alto, a Reserva Biológica da Serra Geral e parte da APA Rota do Sol. O município situa-se próximo a outras Unidades de Conservação, integrando o principal corredor ecológico da Mata Atlântica stricto sensu do RS. A maioria da população é de agricultores e, dentro desse quadro, ocorrem sérios conflitos entre a comunidade local e os órgãos de proteção ambiental.

Situado no litoral norte do Rio Grande do Sul (RS), tem área de 622 km² totalmente inclusa na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, com uma Zona Núcleo (Reserva Biológica da Serra Geral, com 4847,7 ha) e Área Piloto. Maquiné abriga em seu território: descendentes europeus; M'byás Guaranis, localizados na Terra Indígena da Barra do Ouro com cerca de 2300 ha e com uma população que flutua em número de aproximadamente 60 indivíduos; e a comunidade quilombola do Morro Alto, reconhecida em 2004 pelo Ministério da Cultura/Fundação Cultural Palmares e com aproximadamente 230 famílias. O município ainda faz divisa com outras Unidades de Conservação: Floresta Nacional São Francisco de Paula,  Áreas de Preservação Ambiental (APAs) de Riozinho, de Caraá e Rota do Sol.

 

Além dessas áreas legalmente protegidas, o Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza da PUC-RS localiza-se em parte no município e desempenha a função de educação e preservação da natureza num território de cerca de 4500 ha conservados de florestas ombrófilas mista e densa e campos de altitude. No contexto regional, Maquiné constitui-se em um importante corredor ecológico já que no seu entorno estão cinco Unidades de Conservação: Estação Ecológica Aratinga, APA Osório, Parque Nacional da Serra Geral e Parque Nacional Aparados da Serra (anexo imagens de satélite da região).

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

contato@onganama.org.br
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio