Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

04/03/2010

Convênio com a Fepagro inicia com reforma em viveiro

Está quase concluída a reforma realizada pela ONG Anama no viveiro da Estação Experimental, em Maquiné, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do RS [Fepagro/Litoral Norte], faltando apenas alguns detalhes na estrutura. Essa é a primeira etapa de um convênio firmado com a Fundação pelos próximos dois anos de atividades do Projeto de Recuperação de áreas degradadas da sub-bacia do Rio Maquiné, financiado pelo Programa Petrobras Ambiental.

 

De diversas espécies, 8.000 mudas nativas já foram compradas em viveiros do município. Agora, estão sob cuidados da equipe de ecólogo, biólogo e técnico agrícola. Nesse espaço serão aclimatadas 10.000 mudas adquiridas e outras 15.000 serão produzidas [as primeiras sementes já foram coletadas e estão em processo de germinação nas sementeiras].

 

A Fepagro também disponibilizará ao Programa Petrobras Ambiental espaço no galpão e no laboratório da Estação; auxílio permanente do técnico da Fundação, eng. agrônomo Rodrigo Favreto; área para implantação temporária de meliponário de abelhas nativas, com acompanhamento, durante a capacitação da comunidade para uso em suas propriedades, de Sídia Witter, bióloga, doutora em Zoologia e especializada em espécies sem ferrão; sala para atividades administrativas e alojamento.

 

O presidente da Fepagro, Benani Bacaltchuk, destacou a importância do convênio, que promoverá o desenvolvimento local, através da execução de ações de recuperação da qualidade ambiental, consideradas prioritárias para o Município, como a recomposição da mata ciliar, proteção das margens dos rios, desassoreamento, inserção e manejo de abelhas nativas e educação ambiental.

 

Outraparceria para a manutenção do viveiro prevê a abertura de três vagas para estagiários de nível médio da Escola Técnica Rural e de Meio Ambiente Ildefonso Simões Lopes, o que oportunizará aos estudantes conhecimentos e práticas viveiristas, desde a coleta de sementes e identificação dasespécies, até a produção de mudas e reconstrução do ecossistema de matas ciliares.

 

A equipe da ANAMA destaca o empenho do prefeito de Maquiné, Alcides Scussel, que auxiliou nas tratativas da liberação de uma sala própria ao Projeto da Petrobras, para facilitar o acesso da comunidade às informações e prestação de contas do projeto, havendo transparência nas ações desenvolvidas.



Por André de Oliveira / Coletivo Catarse
Fotos: Dilton de Castro

 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

contato@onganama.org.br
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio | Hospedado por Median Host