Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

25/06/2018

 

Próximo Encontro Mbyá Guarani será na Aldeia Sol Nascente em Osório

Os encontros “Nhemboaty Mbyá Kuery Yy E´Ë Regua” contam com apoio do Projeto Taramandahy – Fase III

 

O próximo Encontro Mbyá Guarani do Território Rural do Litoral Norte “Nhemboaty Mbyá Kuery Yy E´Ë Regua” será realizado entre os dias 26, 27 e 28 de junho, na Aldeia “Tekoa” Kuaray Rexë (Sol Nascente), localizada no município de Osório/RS. O evento reunirá oito aldeias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com o objetivo de dar continuidade aos encaminhamentos da ‘I Conferência Temática de Assistência Técnica e Extensão Rural Mbyá Guarani do Território Rural do Litoral/RS’, ocorrida em Riozinho em março de 2016. Na ocasião será feito um mutirão de construção da ‘Casa de Reza’ dos Mbyá Guarani.

 

O Projeto Taramandahy – Fase III apoia os encontros Nhemboaty Mbyá Kuery Yy E´Ë Regua, colaborando com as demandas de gestão territorial e ambiental de comunidades Mbyá Guarani na região da bacia do Tramandaí, por meio do subsídio às reuniões e da realização de melhorias na gestão dos recursos hídricos nas aldeias. Para tanto, o Projeto Taramandahy – Fase III é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

 

Nos dois encontros anteriores realizados com apoio do Projeto, deu-se origem à Carta Nhemboaty Mbya kuery yy e’ë Reguá, a qual esclarece e faz determinações sobre a organização interna das comunidades Mbyá Guarani do Litoral Norte. Além disso, discutiu-se sobre saúde indígena com participação da equipe do Polo Base de Osório Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), sobre a contextualização da conjuntura de vida e de projetos dos Guarani envolvidos, formou-se um conselho de lideranças das aldeias do Litoral, fez-se um seminário de Boas Práticas dos Mbyá Guarani, relatos de experiências para serem apresentados na III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada – AgUrb,(set/2018/POA) e a aprovação de um capítulo no PTDRS/2018/2020, sobre o Plano de Vida dos Mbyá Guarani do Litoral do RS. Também foi realizado um mutirão de plantio de espécies frutíferas e árvores nativas na Adeia Nhu'u Porã, em Torres.

 

Veja a Carta NhemboatyMbya kuery yy e’ë Reguá

 

 


 

 

:: LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

contato@onganama.org.br
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio