Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

16/05/2018

 

Produção de agricultores apoiados pelo Projeto Taramandahy - Fase III é avaliada pela Rede Ecovida

Técnicos do Projeto acompanharam as visitas de avaliação de conformidade da produção orgânica do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida

O trabalho de assessoria técnica que o Projeto Taramandahy – Fase III desenvolve junto a famílias agricultoras, com o objetivo de estimular a transição para a agricultura de base ecológica, bem como o de apoiar àquelas já consolidadas para continuação da certificação orgânica, inclui demandas como a de acompanhamento e assessoria durante as visitas de verificação de conformidade da produção orgânica realizadas pelo Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida. No mês de abril, os técnicos do Projeto acompanharam 10 famílias agricultoras durante as visitas, cujo objetivo é a avaliação para emissão, ou não, ou a renovação de certificados de produção orgânica.

 

O acompanhamento técnico é uma ação do “Programa de conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta” realizado pelo Projeto Taramandahy – Fase III, com patrocínio pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Tal ação se relaciona com o uso da terra e cobertura vegetal e colabora com a qualidade da água, por meio do incentivo à agricultura ecológica.

 

 

No Sistema Participativo de Garantia (SPG) o comitê verificador formado por agricultores que integram o Conselho de Ética da Rede Ecovida tem a responsabilidade de avaliar a conformidade orgânica dentro da exigência legal e dos princípios da Rede Ecovida de Agroecologia. Na ocasião das visitas de verificação da conformidade às propriedades rurais familiares integradas à Rede Ecovida, observam-se os pontos críticos das áreas de produção, como por exemplo: plano de manejo da área, barreiras de isolamento da produção convencional, práticas de manejo e insumos utilizados.

 

Os técnicos do Projeto Evandro Mateus Moura, João Gustavo Goulart Rupp, Angela Foschiera e Gustavo Martins se revezaram para acompanhar os três dias de visitas nas propriedades dos agricultores: Maria Regina Rech Dias, Ema Neli, Henrique Dias Toffanello e Tadeu Jakson Torres Bossle, do Grupo Bons Ventos; Luís Carlos da Silva, Paulo César da Silva e João Agliardi Silveira, do Grupo Aguapés; Eronita Isoppo Bonho, Pedro Fischer e Márcia Regina da Silva Carvalho Koenig, do Grupo Vale do Maquiné. Todos os avaliados receberam parecer positivo do Comitê verificador, alguns necessitando realizar melhorias nas áreas de produção e documentação.

 



 

 

:: LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

contato@onganama.org.br
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio