Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

08/02/2018

 

Venha remar na I Caiacada ecológica no estuário Tramandaí “Águas de Março”

Iniciantes e experientes podem participar desse evento náutico de caráter contemplativo

Caiacada em 2012

A Ação Nascente Maquiné (ANAMA) está promovendo no dia 03 de março de 2018, a I Caiacada na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí do Projeto Taramandahy - Fase III. O Evento tem a proposta de aproximar gestores e público em geral aos recursos hídricos, ampliando o engajamento social na gestão da Bacia.

 

Com o tema “Caiacada das Águas de Março” o evento contemplará o estuário do Rio Tramandaí, única ligação dos 150 km costeiros da Bacia com o mar, em uma região essencialmente turística.  Além do enfoque de gestão das águas, a ideia ainda é demonstrar que o turismo de verão não acaba após o carnaval e que os atrativos naturais da Bacia continuam disponíveis para as práticas de esportes sustentáveis.

 

O evento é gratuito e aberto para esportistas, aventureiros e público em geral, que poderão apreciar as belezas naturais da região, remando pelas águas calmas da Laguna de Tramandaí, do Armazém e Canal do Arroio Camarão, onde serão recebidos com um lanche e suco de frutas nativas da Mata Atlântica.

 

Como disse Tom Jobim em sua música Águas de Março “são as águas de março fechando o verão ... é a promessa de vida no teu coração”, a “Caiacada das Águas de Março” sensibiliza para a qualidade das águas da Bacia e é promessa de vida, em todos os sentidos, pois sem água, não há vida.

 

Além da tradicional remada, está previsto o “Bate Papo Ambiental” com o tema “Áreas prioritárias para a Conservação da Biodiversidade” ministrada pelo ecólogo Dilton de Castro, trazendo maior conhecimento sobre a importância dos ecossistemas da bacia.

 

A caiacada é uma Ação de qualificação do Comitê Tramandaí realizada pelo Projeto Taramandahy - Fase III, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Para participação basta realizar a inscrição prévia através do e-mail comitetramandai@yahoo.com.br, pelo telefone 51 3663252 ou pelo whats 51 985121012.

 

Em caso de condições climáticas adversas o evento será transferido para o dia 10/03/2018.

 

Programação:

I Caiacada na Bacia do Tramandaí – Projeto Taramandahy Fase III

09h00     Recepção dos participantes na Barra do Tramandaí.

09h30     Inicio da Caiacada das “Águas de Março”.

11h30     Previsão de chegada e recepção dos participantes com suco e salchipão;

13h00     Bate Papo Ambiental – Áreas prioritárias para conservação.

15h00     Encerramento.

 

Estuário Tramandaí visto do Morro da Borússia

As fotos fazem parte do livro "Qualidade das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí" (Dilton de Castro, Cacinele Mariana da Rocha. - Porto Alegre: Via Sapiens, 2016) publicação do Projeto Taramandahy - Fase II.

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE CURSOS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

contato@onganama.org.br
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio